Na atualidade, as terceirizações fazem parte da rotina da grande maioria das empresas.
Há alguns anos para a maioria dos brasileiros empresários, era impensável delegar o funcionamento do setor financeiro a uma outra empresa.
Tradicionalmente as empresas, por menores que fossem, sempre tiveram um setor interno de tesouraria responsável pelas rotinas do dia a dia tanto de contas a pagar quanto de contas a receber.
BPO é a sigla de Business Process Outsourcing, que pode ser traduzida como Terceirização de Processos de Negócios.
Segundo a Statista, em 2019 o mercado global de BPO teve uma receita de 26 bilhões de dólares!
A tendência é que este mercado cresça ainda mais nos próximos anos.
Os principais motivos são:
- Corte de custos: terceirizar é cerca de 40% mais barato que contratar um funcionário.
- Aumento da produtividade: ao delegar para uma empresa especializada, o empresário foca unicamente no crescimento da empresa.
- Resolução de problemas da administração interna: a responsabilidade do time executor é da empresa terceirizada, quem contrata o serviço não precisa mais se preocupar com a gestão de pessoas.
Ao optar pelo BPO isso não significa que as atividades serão esquecidas pela empresa, muito pelo contrário. As companhias passam a se dedicar mais à estratégia e ao comercial.
Aqui na Jacob e Silva, nós realizamos as atividades do dia a dia da tesouraria e mensalmente apresentamos aos clientes o resultado da empresa. Analisamos também em conjunto, linha a linha, a Demonstração do Resultado do Exercício e o Fluxo de Caixa.
A partir desse acompanhamento mensal, as empresas possuem maior clareza em relação aos seus números e conseguem tomar decisões mais assertivas em relação ao futuro da empresa.
Dependendo do ramo do seu negócio, o ciclo financeiro é mais complexo e por isso você precisa dar mais atenção para o fluxo de caixa.
Esse é o caso, por exemplo, se o prazo médio de recebimento (PMR) for descasado do prazo médio de pagamentos (PMP).
Como proceder?
O ideal é sempre reduzir o prazo médio de recebimento e aumentar o prazo médio dos pagamentos.
Para reduzir o prazo médio de recebimento você poderá, por exemplo, criar descontos e incentivos para que o seu cliente pague à vista e não a prazo.
Buscar o menor prazo médio de recebimento possível pode acarretar uma redução das suas vendas. Porém, é importante lembrar que isso também poderá diminuir sua inadimplência.
Um prazo médio de recebimento curto fatalmente diminuirá o risco de a empresa cair em juros bancários, seja de adiantamento de recebíveis, custódia ou empréstimos dos mais diversos tipos.
Com relação ao prazo médio de pagamentos, a melhor sugestão que tenho para você é negociar!
Sim, buscar formas de negociar as melhores condições de pagamento junto ao seu fornecedor!
Se você não quer dispor de maiores recursos para garantir o funcionamento da empresa, o seu PMR deverá ser inferior ao seu prazo médio de pagamento.